Inúmeros são os ásanas de inversão, onde o quadril fica acima do nível da cabeça, proporcionando muitos benefícios, bem como o aumento do fluxo sanguíneo e energético no cérebro. Sua utilidade se estende não só à manutenção da boa saúde física, mas também para a tranquilidade mental e propósitos espirituais.
A palavra em sânscrito sirsásana tem sua origem em duas raízes, sirsa que significa cabeça e ásana que significa postura confortável. Sendo esta uma postura onde o principal apoio será na cabeça, porém de uma forma confortável.
Esta é considerada a rainha das posturas pelos yoguins. E apesar da sua aparência complexa e difícil, Hermógenes afirma que é mais fácil do que parece e pode ser executada por qualquer pessoa.
Os efeitos terapêuticos do sirsásana são inúmeros, dentre eles:
- Poderoso efeito nas funções cerebrais e nas glândulas pineal, pituitária e paratireóide;
- Permite o fluxo de sangue puro e saudável nas células cerebrais, aumentando a capacidade de raciocínio e clareando os pensamentos;
- Estimula a produção de serotonina , hormônio do bem-estar;
- Melhora o inchaço e dores na perna;
- Aumenta a circulação periférica, ajudando o sangue venoso a retornar ao coração sem sobrecarrega-lo, melhorando a qualidade do sangue, liberação de CO2 e aumentando o nível de oxigênio nas células;
- Aumenta intensamente a circulação do sangue no cérebro, melhorando a memória e concentração;
- Alivia fadiga mental e física.
Este ásana também atua de formas profundas, como:
- Afasta a agitação da mente e prepara-a para a meditação;
- Proporciona equilíbrio, autoconfiança, serenidade, estabilidade emocional, foco interno e paciência;
- Atua em todos os chakras;
- Desperta Isvra-pranidhana (entrega ao absoluto)
Além de todos esses benefícios, o pouso sobre a cabeça ajuda a equilibrar os efeitos da gravidade sobre o corpo, levando-nos a experimentar uma maneira nova de se posicionar, além de abrir a nossa consciência para um novo modo de ver a vida, sob uma nova ótica.
Por fim, é importante pontuar as contraindicações para o sirsásana, tais como:
- Problemas cardíacos
- Hipertensão arterial
- Catarro nasal crônico
- Portadores de glaucoma
- Mulheres no período menstrual (a energia do corpo durante esse período está se movendo para baixo da terra e fazer a postura nesse período, perturbará esse ritmo natural)
A denominação de rainha dos ásanas para o pouso sobre a cabeça não é por acaso, diante de tantos benefícios encontrados na sua prática. Olhar o mundo sob outra ótica, invertendo a polaridade energética do nosso organismo, fortalecendo o sistema imunológico, normalizando os níveis de cortisol e aumentando a circulação de endorfina, promovendo uma prazerosa sensação de bem-estar.
Todas essas mudanças positivas nos levam a um fortalecimento físico e mental, que nos permite levar uma vida mais equilibrada.
Mas para que esses efeitos benéficos ocorram, é de extrema importância o cuidado na execução da mesma, sendo feita de forma orientada, seguindo e respeitando cada etapa do processo evolutivo.